Empreendedorismo na gestão universitária: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.72Resumo
O cenário que se apresenta às instituições de educação superior privadas brasileiras traz desafios que ameaçam suas posições no mercado, fazendo com que elas procurem incorporar novas abordagens gerenciais visando maior competitividade. Neste contexto, o empreendedorismo surge como uma abordagem importante para o estímulo de iniciativas de inovação e diferenciação. O objetivo deste trabalho é analisar a presença do empreendedorismo na gestão universitária em uma instituição de educação superior e sua importância para o desempenho organizacional. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, uma vez que o trabalho tem como foco uma instituição de educação superior privada localizada em Curitiba, estado do Paraná. A análise revela que os gestores possuem um adequado entendimento de empreendedorismo, assim como apresentam perfil empreendedor com destaque para assumir riscos com novos projetos, capacidade para transformar novas ideias em negócios e atenção para a qualidade e eficiência dos serviços produzidos. No entendimento dos gestores, ações empreendedoras estão presentes na gestão universitária, especialmente no que se refere à oferta de cursos adequados às especificidades do mercado e à criatividade na formulação de novos cursos. As conclusões indicam que a instituição, por possuir gestores com postura empreendedora, está preparada para desenvolver ações que proporcionem vantagens competitivas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.