ESTRUTURA DE RELACIONAMENTOS ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE SUPORTE, SEUS SERVIÇOS E O DESEMPENHO DOS DESTINOS TURÍSTICOS: PROPOSIÇÕES TEÓRICAS

PROPOSIÇÕES TEÓRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6251

Palavras-chave:

Instituições de Suporte. Serviços de Suporte. Relacionamentos Interorganizacionais.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho é teórico e possui o objetivo de discutir a relação entre as instituições de suporte, os serviços prestados por elas, a estrutura de relacionamentos e o desempenho dos destinos turísticos.

Método: A presente pesquisa aponta a existência de lacunas teóricas e formula proposições de pesquisa mediante a metodologia de ensaio teórico – com emprego da técnica de revisão sistemática de literatura Knowledge Development Process – Constructivist.

Resultados: Este estudo formulou cinco proposições de pesquisa: (i) a diferença entre o tipo de instituições de suporte nos destinos não é significativa; (ii) a diferença entre o tipo de serviços prestados pelas instituições de suporte é significativa; (iii) há relação entre o número de instituições de suporte e o desempenho do destino; (iv) há relação entre a quantidade de serviços prestados pelas instituições de suporte e o desempenho do destino; e (v) há relação entre a estrutura dos relacionamentos e o desempenho do destino.

Contribuições: As contribuições do estudo estão pautadas na elaboração de cinco proposições de pesquisa que se caracterizam como oportunidades de pesquisas. Ademais, sugere-se: (i) investigar, a partir de uma abordagem qualitativa, destinos turísticos brasileiros, sendo de alto desempenho e baixo desempenho para verificar diferenças do ponto de vista do suporte às empresas; (ii) investigar, a partir de uma abordagem quantitativa, mais destinos turísticos brasileiros.

Originalidade: Há um pequeno número de estudos que se destinam apresentar, de maneira fundamentada, proposições de pesquisa. A presente pesquisa se destaca por promover o debate e disponibilizar aos pesquisadores da área proposições que podem ser analisadas sob diferentes abordagens teóricas e metodológicas.

Biografia do Autor

Valmir Emil Hoffmann, Uiniversidade Federal de Santa Catarina

Valmir Emil Hoffmann concluiu o doutorado em Administração de empresas - Universidad de Zaragoza em 2002. É Professor Titular do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no PPG em Contabilidade na UFSC; no PPG em Administração (PPGA) e Mestrado Profissional em Administração Pública (MPA) da UnB. Atuou como coordenador do MPA - 2011-2015; coordenou o PPGA - 2016-2018. Publicou vários artigos em periódicos e apresentou diversos trabalhos no Brasil e no exterior. Também participou com capítulos de livros no Brasil e publicou livros no Brasil e na Espanha. Concluiu 27 orientações de mestrado e 7 teses de doutorado. Produziu diversos trabalhos técnicos, entre consultorias e disciplinas em cursos de especialização. Sua linha de pesquisa tem se centrado em competitividade e estratégia, notadamente em temas ligados às relações interorganizacionais, como redes, aglomerações territoriais (clusters) e desempenho, em empresas de manufatura e de serviços (turismo).

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Publicado

2022-05-10