ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD ALINHADO AOS OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO DE CASO NA EDITORA DA UFSC

Autores

  • João Costa UFSC
  • Sérgio Murilo Petri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i3.5865

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Estratégia. Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Propor painel de desempenho, pelo instrumento Balanced Scorecard, para a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina com medidas alinhadas aos objetivos da Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2019). Por isso, foi necessário organizar por meio dos objetivos específicos, como: operacionalizar a estratégia; integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional com os objetivos estratégicos; e elaborar o painel de desempenho. O mapa estratégico e o Balanced Scorecard foram configurados mediante às interações com os gestores da Editora, por meio de entrevistas, questionários e observações do cotidiano da Editora, em seus setores. Os resultados mostram a integração e o alinhamento institucional, por meio do mapa estratégico e elaboração do painel de desempenho do Balanced Scorecard, como também o refinamento do Balanced Scorecard. A observação estratégica da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina proporcionou a identificação das perspectivas de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Essas perspectivas se delineiam em 11 objetivos estratégicos que formam os 13 indicadores de desempenho, é identificada a situação atual, das metas, e a iniciativa para atingir as metas estabelecidas. Foi identificado que a Editora, no ponto inicial da pesquisa, obtinha o resultado do desempenho negativo em 6 pontos, pois não tinha, efetivamente, um modelo que alinhasse a sua estratégia a suas metas e iniciativas. Porém, com o acompanhamento de, aproximadamente, um ano pelo pesquisador, que faz parte do operacional da instituição, e a aplicação do modelo Balanced Scorecard, ao qual sugere-se em seu desenvolvimento as metas e iniciativas, o resultado apresentou o desempenho de 86 pontos positivos.

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Biografia do Autor

Sérgio Murilo Petri, UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade (PPGC/UFSC) e ainda é professor do Programa de Mestrado Profissional em Controle de Gestão (PPGCG/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Editor-Chefe da Revista Catarinense da Ciência Contábil (CRC/SC),ISSN: 2237-7662. Referee de diversos perióficos no Braisl e no Exterior. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário.;Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

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Publicado

2021-07-02