COMPORTAMENTO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO RANKING MERCO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5776

Palavras-chave:

Teoria da Sinalização, Retornos anormais, Reputação Corporativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar o comportamento das ações das empresas brasileiras listadas na B3, a partir da publicação do ranking de reputação corporativa Merco. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo. Como fonte de dados foram utilizados os retornos das ações de 23 empresas brasileiras listadas no Ranking Merco, analisados por meio do estudo de eventos. Os achados levaram a identificação de retornos anormais nulos em 30% das observações, enquanto em 70% (16 ativos) da amostra os retornos se demonstraram anormais na janela da divulgação do Ranking Merco. Para explicar a diferença entre os retornos, menciona-se que quando a informação não é uma novidade ou foi integrada à cultura da companhia, a capacidade de sinalizar e promover retornos anormais é reduzida, desta forma, observa-se retornos anormais nulos e pulverizados. Para explicar o comportamento dos ativos é possível mencionar a relevância da informação e os processos cognitivos de identificação. O fato de algumas empresas estarem listadas em edições anteriores minimizou a relevância da informação e a identificação no mercado de ações, assim, a sinalização não obteve retornos anormais significativos a partir da colocação no Merco. Para tanto, este estudo contribui para compreender que a colocação em um ranking de reputação corporativa pode se apresentar como uma informação não relevante para o mercado, não promovendo processos de identificação com seus agentes. Para ocorrer a sinalização, esses processos devem ser observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor e pesquisador da área de Gestão na Uniandrade e no IFPR, experiência nas áreas de Administração e contabilidade.

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. Doutor em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Mestre em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Especialista em Auditoria, Contabilidade e Finanças e Gestão Empresarial. Graduado em Ciências Econômicas. Professor de disciplinas no campo de Mercado de Capitais, Métodos Quantitativos Aplicados e Matemática Financeira. Pesquisador na área de Econometria e Análise multivariada aplicadas a Contabilidade e Finanças. Investidor em renda variável (mercado de ações).

Marcos Wagner da Fonseca, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Tem experiência na área de Finanças, Economia e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Finanças Corporativas, Análise de Investimento, Governança Corporativa, Impacto das Políticas Públicas, Economia da Estratégia.

Referências

AGUIAR, A. B., CORRAR, L. J., & BATISTELLA, F. D. Adoção de práticas de governança corporativa e o comportamento das ações na Bovespa: evidências empíricas. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 39, n.4, p. 189-208, 2004.

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, v. 17, n.1, p. 99-120, 1991.

BARROS, C. M. E.; LOPES, I. F.; ALMEIDA, L. B. DE. Efeito contágio da operação carne fraca sobre o valor das ações dos principais players do mercado de proteínas do Brasil e do México. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 38, n. 1, p. 105-122, 2019.

BATISTA, T. C., DE OLIVEIRA, J. F., & DA SILVA MACEDO, M. A. Relevância da informação contábil para o mercado brasileiro de capitais: uma análise comparativa entre lucro líquido, lucro abrangente e fluxo de caixa operacional. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n.1, p. 381-408, 2017. DOI: http//:10.18593/race.v16i1.12052

BATISTELLA, F. D., CORRAR, L. J., BERGMANN, D. R., & AGUIAR, A. B. D. (2004). Retornos de ações e governança corporativa: um estudo de eventos. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 4, 2004. Anais [...]São Paulo, USP, 2004.

CALEGARI, I. P., DESOUZA GONÇALVES, R., SERRANO, A. L. M., & RODRIGUES, J. M. Efeitos Da Reputação Corporativa No Custo De Capital Próprio Em Empresas Brasileiras Listadas. Revista Universo Contábil, v. 12, n.1, p. 178 – 198, 2016. DOI: http//: 10.4270/ruc.2016110.

CAMARGOS, M. A. D., & VIDAL BARBOSA, F. Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro pós-Plano Real: um estudo de eventos dos anúncios de fusões e aquisições. Revista de Administração-RAUSP, v. 41, n. 1, p. 43 -58, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2234/223417488004.pdf. Acesso em 10 jan. 2018.

CAMPBELL, J. Y., LO, A. W. C., &MACKINLAY, A. C. (1997). The econometrics of financial markets. New Jersey, Princeton, 1997.

CARDOSO, V. I. C., DE LUCA, M. M. M., LIMA, G. A. S. F. & VASCONCELOS, A. C. Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante para o desempenho empresarial? Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 21, p. 115-136, 2013. DOI: http://dx.doi.org.br/10.5007/2175-8069.2013v10n21p115.

CARNAÚBA, W. M. Estrutura de capital: teoria da agência, teoria da sinalização e teoria do controle. Dissertação (Mestrado em Administração)FGV, São Paulo, 1993.

DALMÁCIO, F. Z. Mecanismos de governança e acurácia das previsões dos analistas do mercado brasileiro: uma análise sob a perspectiva da teoria da sinalização. Tese (Doutorado em Administração) USP, São Paulo, 2009.

DE LUCA, M. M. M., GÓIS, A. D., COSTA, J. A., & MAIA, A. J. R. Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 2, p. 51-63, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/36388. Acesso em: 18 de julho de 2018.

DUTRA, R. S., PARENTE, P. H. N., DUTRA, G. B. M., & PARENTE, L. O. D. S. S. Governança corporativa e desempenho empresarial: uma análise sob o enfoque da reputação corporativa das empresas brasileiras. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, v. 6, n. 26, p. 47-63, 2018. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/1393. Acesso em 12 de maio de 2019.

FRANCO, C., BACH, T. M., & SILVA, E. D. D. Assimetria de informação e desempenho: Um estudo em empresas de capital aberto no Brasil. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, v. 15, n. 2, p. 24-39, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000200003. Acesso em 22 de setembro de 2019.

GÓIS, A. D., DE LUCA, M. M. M., & SOUSA, N. M. Reputação Corporativa e Oportunidade de Crescimento. Revista Organizações em Contexto-online, v. 13, n. 25, p. 299-322, 2017.

GÓIS, A. D., DE LUCA, M. M. M., DE LIMA, G. A. S. F., & DE VASCONCELOS, A. C. Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 523-546, 2017. DOI: DOI: 10.18593/race.v16i2.13048.

HATCH, M., & SCHULTZ, M. Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of marketing, v. 3, n. 5, p. 356-365, 1997. DOI: https://doi.org/10.1108/eb060636.

JANISZEWSKI, V. J., CARRASCOSO, L. A., JÚNIOR, L. A. F., LAGIOIA, U. C. T., & OLIVEIRA, M. F. J. Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 9, n. 2, p. 93-108, 2017.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264.

KOPORCIC, N., & HALINEN, A. Interactive Network Branding: Creating corporate identity and reputation through interpersonal interaction. IMP Journal, v. 12, n. 2, p. 392-408, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IMP-05-2017-0026.

LIMA, S. S., RODRIGUES, T. P., DA SILVA, E. M. S., & DE LUCA, M. M. M. Reputação, Cultura E Desempenho Das Empresas Listadas Na BM&FBovespa. Encontros Universitários da UFC, v. 2, n.1, p. 1679, 2017.

LOPES, A. C., DE LUCA, M. M. M., GÓIS, A. D., & DE VASCONCELOS, A. C. Disclosure Socioambiental, Reputação Corporativa e Criação de Valor nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 1 , p. 364- 382, 2017.

MACKINLAY, A. C. Event studies in economics and finance. Journal of economic literature, v. 35, n. 1, p. 13-39, 1997.

MELO, F. J., & DA FONSECA, M. W. Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 27, p. 137-164, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p137.

NETO, J. A. N., & SAITO, R. Pagamentos de dividendos e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 38, n. 2, p. 135 – 143, 2003.

PITTA, C. E. Risco e retorno do investimento imobiliário: um estudo do mercado de imóveis comerciais de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração) FGV, São Paulo, 2000.

RAVASI, D., RINDOVA, V., ETTER, M., & CORNELISSEN, J. The formation of organizational reputation. Academy of Management Annals, v. 12, n. 2, p. 574-599, 2018. DOI: https://doi.org/10.5465/annals.2016.0124.

SCHMIDT, P., MARTINS, M. A. D. S., & SANTOS, J. L. D. Impactos da zelotes nas ações das empresas envolvidas. Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 2, p. 114-113, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N2ART5378.

SCHOEMAKER, P. J. Strategy, complexity, and economic rent. Management science, v. 36, n. 10, p. 1178-1192, 1990. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.36.10.1178.

THOMAZ, J. C., & PEREIRA ZAMITH BRITO, E. Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 229 – 250, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000200004.

Downloads

Publicado

2021-03-01