ANÁLISE DA INSERÇÃO DE MARCA EM GAMES

Autores

  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria
  • Carla Maria Wegner Faculdade de Itapiranga (FAI)
  • Marindia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.2753

Palavras-chave:

Docência. Síndrome de Burnout. Trabalho.

Resumo

Para aumentar o valor da marca, além da propaganda convencional, uma nova forma de divulgação de marca surgiu e passa a se consolidar como ferramenta eficiente em seu objetivo: o merchandising. Com uma forma sutil de inserção de marca, muitas empresas passaram a se utilizar desse elemento para induzir ideais de valores e características de sua marca nos respectivos públicos-alvo. As primeiras e mais corriqueiras inserções de marca se referem ao cenário das telenovelas, avançando assim também para videoclipes, filmes e mais recentemente para os games, que são o foco deste estudo. Este trabalho buscou explorar em quais contextos ocorrem as inserções de marca em games e a percepção dos gamers e especialistas sobre as inserções. A pesquisa foi conduzida em três etapas: (1) identificação das inserções de marca nos jogos; (2) análise das inserções por especialistas de marketing; e (3) grupo focal com os gamers. A análise dos dados coletados na pesquisa ocorreu por meio de análise de conteúdo. De modo geral, as análises dos gamers e as percepções dos especialistas em relação às inserções de marca foram muito similares. Os resultados mostram que os jogos buscam imitar a realidade, isto é, a inserção das marcas ocorre da mesma forma que em jogos reais. Os gamers evidenciaram que por vezes não percebem estas inserções, contudo, mostraram-se propensos a usar as marcas que aparecem nos jogos.

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Biografia do Autor

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora associada e chefe do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra e Doutoranda em Administração - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Carla Maria Wegner, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI).

Marindia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos