Estratégia e Mudança em um Clube Social e Recreativo: do Tradicional para o Inovador

Autores

  • Mariana Pires Vidal Lopez Universidade do Vale do Itajaí
  • Geraldo Luiz de Oliveira Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i2.1860

Palavras-chave:

Grafitos, Banheiro, Violência simbólica, Sexualidade.

Resumo

Este caso para ensino aborda a gestão de clubes sociais, envolvendo a análise das atribuições e competências dos administradores da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, descrevendo a problemática que envolve a mudança de comportamento da sociedade e a administração da associação inserida no ramo de lazer e entretenimento na cidade turística de Florianópolis/SC. Foram realizadas entrevistas com os associados e ao final, foi apresentado um rol de propostas que podem ser adotadas para a reestruturação do clube. O Caso sugere aos alunos que avaliem as propostas apresentadas e criem novas alternativas para o restabelecimento da gestão administrativa e financeira focada em resultados, bem como, ações inovadoras de lazer e entretenimento para que o clube possa tornar-se atrativo a comunidade sendo capaz de manter e fazer novos associados. Com o objetivo de auxiliar os alunos na identificação de aspectos relevantes que venham a contribuir para a tomada de decisão foram relacionadas as características da associação/clube, a percepção dos administradores e associados com relação a importância do clube na vida social, cultural e esportiva dos familiares associados, os fatores que concorrem com o clube no oferecimento de lazer e entretenimento, pontos fortes e fracos do clube na opinião dos associados e as propostas inovadoras para atrair associados.

Palavras Chaves: Comportamento do Consumidor. Gestão de Clubes. Lazer

Biografia do Autor

Mariana Pires Vidal Lopez, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração e Turismo - Universidade do Vale do Itajaí

Geraldo Luiz de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Administração da Universidade do Vale do Itajaí

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí

Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Administração ( PPGA/ UNIVALI)

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí

Prof. Dr. do Programa de Pós Graduação em Administração ( PPGA/ UNIVALI)

Downloads

Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Casos para Ensino