Materialismo entre Crianças e Adolescentes: o Comportamento do Consumidor Infantil de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i1.1826Palavras-chave:
Processo de aprendizagem. Interação. Indivíduo. SociedadeResumo
Com o objetivo de investigar as atitudes materialistas dos consumidores entre 9 e 14 anos de idade, foi realizado um levantamento com 1.832 crianças e adolescentes de Santa Catarina. Os resultados do estudo revelaram um índice de materialismo maior entre as crianças mais jovens, do gênero feminino, estudantes de escolas públicas e filhos de pais casados. Esses resultados confirmam a teoria que sugere que as atitudes materialistas podem sofrer diferenças de acordo com as variáveis sociodemográficas dos pesquisados. A Análise Fatorial proporcionou a distribuição da escala YMS (Youth Materialism Scale) em três fatores, em ordem decrescente de importância: valor ao dinheiro, diversão no consumo e cobiça. As conclusões apontam níveis expressivos de materialismo desse público, assim como os dados encontrados pelos autores que estudaram crianças em outros países.Downloads
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