Técnica do incidente crítico enquanto técnica de pesquisa: um exemplo aplicado.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1504Palavras-chave:
Sensibilidade. Linguagem visual. ImaginárioResumo
A Técnica do Incidente Crítico (TIC), largamente utilizada nas áreas médica e de enfermagem, consiste numa série de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano com vistas a resolver problemas de ordem prática que, fundamentalmente, aflorem no encontro presencial durante a prestação de serviços. Apesar de pouco aproveitada na área de Administração de Empresas no Brasil, a TIC pode ser muito útil principalmente em estudos de Marketing, particularmente no que respeita ao comportamento do consumidor. Este artigo apresenta exemplo prático do passo a passo da aplicação desta técnica em pesquisa acadêmica qualitativa da área de Marketing. Seu propósito é o de contribuir como referencial para pesquisadores desta área que ainda desconheçam ou conheçam mal o potencial desta técnica enquanto instrumento de análise de evidências em trabalhos de abordagem qualitativa, e ou que estejam em busca de maiores informações a respeito de sua operacionalização prática.Downloads
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