O posicionamento epistemológico das pesquisas brasileiras no campo da estratégia voltadas às instituições de ensino superior.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1491Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o posicionamento epistemológico das pesquisas brasileiras no campo da estratégia, voltadas às instituições de ensino superior (IES) por meio de um estudo bibliométrico nos periódicos nacionais classificados pela Qualis/CAPES nos estratos “A1”, “A2” e “B1” da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, correspondente ao último triênio de 2012, além dos anais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), no período de 1999 a 2011. A amostra deste estudo é composta por 14 artigos científicos que abordam a temática “Instituição de Ensino Superior” e “Estratégia”. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa documental por meio de uma pesquisa bibliométrica e, para análise dos dados, realizou-se uma abordagem quantitativa das informações dispostas nos artigos científicos e uma breve análise de conteúdo. Conclui-se, a partir dos resultados, uma carência de pesquisas que abordam esta temática no cenário nacional e as poucas pesquisas existentes apresentam um posicionamento epistemológico predominantemente positivista a partir de uma perspectiva objetivista e de cunho quantitativo. Ressalta-se, ainda, que o autor da área de estratégia mais referenciado foi Mintzberg.
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