VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E MAQUIAVELISMO: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO GESTORES DE UMA REDE VAREJISTA COM ATUAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Luciana Sousa Lima
  • Fernando Coutinho Garcia
  • Luciano Zille Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1394

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, grupos de referência, tribo urbanas

Resumo

A proposta deste estudo é a de verificar, por meio das abordagens quantitativa e qualitativa, a existência de relação entre os construtos valores relativos ao trabalho e maquiavelismo, tendo em vista as atividades dos gestores em uma rede varejista de Minas Gerais e, ainda, considerando o atual contexto do mundo do trabalho, marcado pela instabilidade, necessidade de respostas rápidas, competitividade e exigências. Para tanto, os seguintes objetivos foram propostos: identificar os valores relativos ao trabalho que norteiam a atuação destes gestores, com base em seu perfil sociodemográfico; avaliar o nível de maquiavelismo destes profissionais, comparando-o com os dados sociodemográficos; e verificar a existência de relação entre esses dois construtos. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva com a adoção da estratégia de estudo de caso. Em um primeiro momento, foram aplicadas escalas validadas de mensuração dos construtos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores, buscando o aprofundamento dos temas. Os resultados indicaram que existe relação entre os fatores prestígio (VRT) e desejo de controle (Maquiavelismo).

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