AS AÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO (SESCOOP/RN) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v26i42.6648

Palavras-chave:

Sistema “S”. Educação. Formação Profissional. Capital Humano.

Resumo

O objetivo é analisar a importância e o alcance das ações de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) nos territórios do Rio Grande do Norte. Para isso partiu-se da discussão sobre Capital Humano e Cooperativismo, e sendo utilizado o método Estudo de Caso. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental e a técnica de pesquisa foi a descritivo-exploratória, tendo sido os dados coletados e extraídos junto ao SESCOOP/RN. Observou-se que as ações da entidade se concentram nos territórios considerados mais dinâmicos do estado, onde as atividades econômicas relacionadas com o cooperativismo acontecem em maior proporção. Por fim, a pesquisa aponta ainda pouco alcance das ações do SESCOOP-RN, e sugere a necessidade de uma maior ampliação e expansão das atividades cooperativistas nos territórios do Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Vívian Menezes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Downloads

Publicado

2021-11-23