Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Economia (RCE) é uma publicação que adota o sistema de fluxo contínuo do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, que tem por objetivo divulgar trabalhos científicos na área de Economia e correlatas.

Promove a divulgação de trabalhos originais e inéditos de cunho técnico-científico (escritos em português, inglês ou espanhol) resultantes de pesquisas que contribuam para a constituição de uma base teórica nas mais diversas áreas das ciências econômicas.

As três principais linhas temáticas da revista vinculam-se as seguintes áreas: i) desenvolvimento regional; ii) finanças; iii) inteligência competitiva.

O conteúdo da Cadernos de Economia direciona-se, especialmente, aos  aos pesquisadores e professores da área de Ciências Econômicas, no entanto, aberta a todo o público leitor com interesse nas temáticas em questão.

Processo de Avaliação pelos Pares

- Os trabalhos são submetidos exclusivamente on-line na página da Cadernos de Economia: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/

- É realizada uma verificação do atendimento aos critérios de formato pela Coordenação editorial, que pode implicar a não aceitação da submissão ou o pedido de alterações.

- A Coordenação editorial realiza uma avaliação prévia da contribuição, verificando a adequação às políticas editoriais e às áreas do conhecimento de abrangência da Revista Cadernos de Economia (desk review).

- A Coordenação editorial realiza procedimentos para identificação de possíveis plágios aos trabalhos submetidos à Revista Cadernos de Economia.

- Uma vez admitida nesta etapa, a contribuição é enviada a dois pareceristas ad hoc especialistas na área (double-blind review). A Revista Cadernos de Economia prioriza pareceristas externos a Unochapecó.

- Os pareceristas ad hoc fazem a avaliação da contribuição e enviam seus pareceres a Coordenação editorial.

- Com base nos pareceres, a Coordenação editorial comunica aos autores o status da avaliação, que pode implicar a aprovação, a rejeição ou a necessidade de ajustes de conteúdo, a serem analisados em nova rodada.

- Uma vez atendidos todos os ajustes solicitados, a Coordenação editorial realiza a verificação final da contribuição e seleciona as que serão publicadas na próxima edição da Cadernos de Economia, levando em consideração aspectos de homogeneidade e/ou heterogeneidade dos temas e a vinculação institucional dos autores.

- As contribuições selecionadas passam por leitura de prova (proofreading) e diagramação.

- A versão final é enviada ao autor para conferência antes da publicação, com prazo de resposta expresso.

- O conjunto de contribuições selecionadas é então publicado no endereço eletrônico da Revista Cadernos de Economia.

- Todos os artigos publicados pela Revista Cadernos de Economia são identificados na plataforma Digital Object Identifier (DOI);

- Os avaliadores seguirão os seguintes elementos estabelecidos no roteiro de avaliação:

1 - Tema;

2 - Objetivos;

3 - Consistência conceitual;

4 - Metodologia;

5 - Resultados e conclusões e a relação com os objetivos;

6 - Linguagem textual ordenada.

Periodicidade

A Revista Cadernos de Economia adota atualmente o sistema de fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

DIRETRIZES DE CONDUTA ÉTICA

A Revista Cadernos de Economia (RCE)  e seus editores seguem as diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE https://publicationethics.org) quanto aos princípios de Conduta Ética.

 

- Independência Editorial: as decisões editoriais são baseadas na qualidade das submissões e na apropriada revisão pelos pares, sem quaisquer influências políticas, financeiras ou pessoais, dos funcionários do periódico ou dos especialistas voluntários.

 

- Gestão do Periódico: a Revista Cadernos de Economia (RCE) dispõe de mecanismos e infraestrutura necessária para que os serviços editoriais garantam eficiência em publicação a partir da concepção de um periódico independente. A revista mantém um processo ético e transparente em relação aos editores, autores e revisores.

 

- Supervisão Ética: a escolha dos editores e da equipe de apoio administrativo seguem critérios que respeitem as diretrizes de conduta ética.

 

- Reclamações e Recursos: possíveis reclamações a respeito da revista e sua equipe, conselho editorial e editor ou recursos decorrentes do processo editorial, devem ser encaminhadas ao e-mail revistas@unochapeco.edu.br.

 

- Discussões e Correções Pós-publicação: a Revista Cadernos de Economia (RCE)  poderá solicitar correções, revisões ou promover a exclusão de artigos após publicados, em caso de infrações aos procedimentos éticos da pesquisa.

Orientações Gerais:

Plágio: Os artigos submetidos passarão por verificação de possível plágio.

Autoria: Não é permitido inserir nomes de pessoas que não contribuíram efetivamente para o artigo. Todos os autores devem ter ciência da submissão.

Conflito de interesses

A Revista Cadernos de Economia (RCE) considera que quando um autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal e/ou financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses.

 

Fraude na pesquisa

É expressamente proibida a inserção de dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

Informações detalhadas sobre nossas diretrizes de conduta ética podem ser consultadas em: https://publicationethics.org/

INDEXADORES

- Am´´eliCA;

- Crossref;

- Diadorim; 

- DOI;

- ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos;

- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

- LiVre - Periódicos de Livre Acesso; -

- Sumários;

- WordCat;