A região dos desejos e das aventuras: diálogos sobre grandes projetos de integração e desenvolvimento na Amazônia nos séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2018.48.02

Palavras-chave:

Educação, Projeto “Escola sem Partido”, Antonio Gramsci

Resumo

Desde o período colonial a região amazônica se constituiu em um desafio aos conquistadores e aventureiros que muitas vezes desapareciam ou morriam na floresta, em sua busca de novas riquezas. Ao final do século XIX, sobretudo ao longo do XX, a Amazônia se tornou em base de projetos que visavam o progresso do Brasil a partir da exploração das riquezas da região. Neste sentido, um mergulho na literatura e nos debates da historiografia permite refletir sobre o processo que levou a região amazônica ao centro da cena nacional em políticas e projetos de integração e desenvolvimento, transformando a região em produtor de matéria-prima para o capitalismo nacional e mundial, o que provocou fortes impactos socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Martins de Souza, UFPA

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Antropologia pela UFPA, Licenciado e Bacharel em História pela UFPA. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolvendo atividades docentes no Campus de Altamira e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

Downloads

Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos