As origens da indústria madeireira e do desmatamento da floresta de araucária no Médio Vale do Iguaçu (1884-1920)
Palavras-chave:
vulnerabilidade social, serviços públicos, mundo ruralResumo
Esse artigo tem o objetivo de investigar as origens da indústria madeireira no Médio Vale do Iguaçu. Paralelamente a colonização européia e as atividades agropecuárias daí resultantes, a indústria madeireira foi um dos fatores primordiais para a devastação da floresta de araucária ao longo do século XX. Até a década de 1910, a indústria madeireira tanto no Médio Vale do Iguaçu como em outros locais tinha uma característica mais artesanal, voltada para as necessidades locais das pequenas vilas que existiam no planalto sul-brasileiro daquela época. Mas com a construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande, a chegada da companhia Lumber e o aumento da demanda por madeira em outras regiões do país e no exterior, a indústria madeireira passou a ter um caráter de empresa capitalista voltada para atender as necessidades do mercado de madeira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.