Repensando os discursos e imagens sobre os indígenas
Resumo
O artigo trata das imagens e visões que permeiam as representações discursivas sobre os indígenas brasileiros, na transdisciplinariedade entre Pré-História, História e Arqueologia. Essas abordagens criaram ou consolidaram visões eurocêntricas e racistas que não refletem as histórias e processos vivenciados pelas diferentes etnias no Brasil. Nessa perspectiva, historiciza a questão em diferentes momentos e diferentes ciências, elaborando um apanhado dos diferentes momentos e diferentes ciências, elaborando um apanhado dos diferentes olhares sobre a problemática e apontando alguns caminhos para a superação dos estereótipos do senso comum, veiculadas em espaços como mídia, cotidiano familiar e escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-07-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.