Utilização de Ferrões de Raias pelos Grupos de Pescadores-Coletores do litoral de São Paulo
Palavras-chave:
conflito de canal, exclusividade, plataformas multilaterais, caso de ensinoResumo
Pontas trabalhadas de ferrões de raias são normalmente encontradas em sambaquis do litoral de São Paulo. A importância destes artefatos está ligada à caça terrestre e marinha realizada por estes grupos. Em sítios da Oceania, América do Norte e Central, existe a associação destes artefatos com a confecção de armas e motivos ritualísticos. O objetivo principal foi analisar as funções principais destes ferrões na cultura material e analisar a dispersão e espécies mais utilizadas pelos sambaquieiros. Foram analisados 300 ferrões de raias de sete sambaquis do litoral de São Paulo: Buracão, Cosipa, Maratuá, Mar Casado, Mar Virado, Piaçaguera e Tenório. Como os ferrões estavam todos trabalhados, recorremos aos dentes de raias encontrados nos sítios arqueológicos, para a identificação das espécies, tendo como principais Rhinoptera bonasus, Aetobatus narinari, Myliobatis sp. e Pristis sp. A característica cortante destes ferrões sugere a utilização como instrumento de corte e ponta de flechas e arpões. Constatou-se a ocorrência de 3 % dos ferrões analisados a sepultamentos, podendo estar associados a elementos votivos ou cerimoniais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.