O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio
Palabras clave:
Quitosana Ferro(III)-Reticulada, adsorção de cobre, método dinâmicoResumen
Os PCN´s propõem que o ensino de história na educação básica parta de temas e objetos próximos ao contexto social do educando, relacionando-os a outros tempos e/ou espaços. Para atender essa perspectiva, muitos educadores utilizaram as metodologias da Educação Patrimonial e do Estudo do Meio. A primeira, segundo Maria de Lourdes Horta, é desenvolvida nas etapas da observação, registro, exploração e apropriação com vista a sensibilizar o educando para a importância dapreservação dos elementos culturais. A segunda, para Circe Bitencourt, propõe a mediação didática da metodologia de pesquisa resumida nas etapas da problematização da realidade, coleta e análise dos dados e intervenção no contexto estudado. No chão da sala de aula, contudo,
estas metodologias têm se imbricado e inspirado experiências pedagógicas originais. Aqui, desejamos refletir sobre as possibilidades dessas práticas pedagógicas contemporâneas.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.