Breve perspectiva historiográfica sobre a ancestralidade da etnia indígena Kaingang

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22562/2019.50.09

Palabras clave:

Pedagogia, Infância, Envelhecimento

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar a historiografia da ancestralidade da etnia indígena conhecida hoje como Kaingang. Antes do século XX, os ancestrais desta etnia foram retratados e citados em várias obras por diversos nomes; porém, nem todos os grupos indígenas referidos na documentação histórica eram Kaingang, o que pode ser verificado pelas características culturais presentes nas documentações de origem. Essa multiplicidade de denominações, além das observações em diferentes regiões geográficas sobre a presença de grupos étnicos com características semelhantes às pertencentes à etnia Kaingang, pode induzir interpretações equivocadas e erradas por pesquisadores. Muitos autores consideram o grupo indígena identificado como Guaianá na literatura da época colonial como os ancestrais da etnia Kaingang. Com base nas pesquisas e em estudos sustentados pelas restritas evidências documentais dos séculos passados, pode-se considerar essa ancestralidade; entretanto, conclui-se que há necessidade de estudos etnográficos com maiores detalhes, para que se possa evidenciar essa proximidade étnica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica da Silva Gaudêncio, Universidade de Coimbra

Doutoranda em História das Ciências e Educação Científica, Centro de Física da Universidade de Coimbra (CEFisUC)

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra

Doutor em História e Ensino da Física, 

Centro de Física da Universidade de Coimbra (CEFisUC)

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT)

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra

Doutor em Química, Departamento de Química da Universidade de Coimbra (FCTUC)

Publicado

2019-06-05