Arqueologia dos Cerritos na Laguna dos Patos, Sul do Brasil: uma síntese da ocupação regional
DOI:
https://doi.org/10.22562/2016.45.02Palabras clave:
Liderança, Liderança Brasileira, Estilo Brasileiro de Liderar.Resumen
Desde o século XIX são pesquisados sítios arqueológicos compostos por montículos predominantemente de terra denominados cerritos ou aterros, associados a estruturas como microrrelevos, negativos topográficos, caminhos e praças que configuram complexos arqueológicos comumente encontrados em ambientes alagadiços no bioma Pampa, entre o sul do Brasil, Uruguai e Argentina. No Brasil, na porção meridional da Laguna dos Patos, a arqueologia dos ceritos vem sendo retomada depois de 40 anos de esquecimento. Já foram realizados mapeamento de três complexos de sítios com cerritos e desenvolvidas intervenções sistemáticas para compreensão dos contextos arqueológicos; estudos de tecnologias, dieta alimentar e processos de formação, bem como o estabelecimento de cronologias. Esses dados foram sintetizados neste artigo para discutir a relação sistêmica entre as diferentes áreas de ocupação no ambiente lagunar do estuário da laguna dos Patos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.