Os registros paroquiais como fonte de pesquisa para a História da Educação (1926-1938)

Autores/as

Resumen

O texto busca analisar a contribuição que os registros e documentos paroquiais podem oferecer para a compreensão do contexto educacional da colonização étnica e confessional Porto Novo, entre os anos de 1926 e 1938. Ao abordar a conjectura do arquivo da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga-SC, é possível contextualizar o padrão de escola construída na região sob os moldes do catolicismo e da etnicidade alemã, visando colaborar na compreensão de um modelo escolar próprio denominado de Escola Paroquial.

Biografía del autor/a

Douglas Orestes Franzen, FAI Faculdades

Doutorando em História pela Universidade de Passo Fundo, professor da FAI Faculdades de Itapiranga, servidor da SDR/Gered de Itapiranga. E-mail: douglas_franzen@yahoo.com.br

Leandro Mayer, SDR/Gered de Itapiranga

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. Servidor da SDR/Gered de Itapiranga. E-mail: mayerleandro@yahoo.com.br

Publicado

2016-06-06