A nova museologia e os movimentos sociais em Portugal
Palabras clave:
Nova Museologia, Museologia Social, Movimentos Sociais, MINOM, PortugalResumen
O artigo trata dos movimentos sociais no mundo, com especial atenção para Portugal; sustenta o argumento de que os movimentos sociais estão se ampliando em diferentes direções e que são campos privilegiados para a observação da transformação social. Destaca-se o potencial criador que emerge da ação social e os espaços contemporâneos por meio dos quais a tensão social extravasa e se manifesta, especialmente a partir da rede de comunicação global. Argumenta-se que as práticas dos movimentos sociais conduzem para novas relações com o patrimônio e indaga-se se o movimento da museologia social está apto para lidar com os desafios da contemporaneidade. O texto focaliza o surgimento do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM) e traça a sua trajetória até o ano de 2013, quando se reuniu na cidade do Rio de Janeiro. Por fim, problematiza a museologia social e seu desenvolvimento em Portugal.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Cadernos do Ceom
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.