“Quem trabalha no ramo, aprende na prática”

considerações sobre formação, experiência e perfil etário de educadores museais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22562/2022.57.12

Keywords:

Educação museal, Formação, Mediadores

Abstract

Ancorado no entendimento da multidimensionalidade da educação museal, o texto apresenta reflexões que correlacionam a faixa etária de educadores e a possível ocorrência de experiências acumuladas em seus percursos profissionais em espaços culturais. Questiona se educadores museais com maior idade apresentariam um portfólio de experiências em mediação em museus e instituições culturais que ensejariam maior desenvoltura nesses espaços. Inserido em uma investigação mais ampla, que toma os sujeitos da educação museal como partícipes da construção de novos conhecimentos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, considera a experiência de um museu de ciências e saúde como plataforma para compreender o modo como a díade idade-experiências se manifesta nas instituições. Dialogando com a literatura sobre a atuação de educadores museais, traz um conjunto de dados que alavanca reflexões sobre os desafios e oportunidades no âmbito da força de trabalho no campo da educação museal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Aparecida Costadella, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Teoria da Literatura pela UFRJ; Analista de Gestão em Saúde Pública na Fiocruz; Educadora no Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz.

Denyse Amorim de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tecnologista em Saúde Pública na Fiocruz; coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Público do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz.

Ozias de Jesus Soares, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ; Pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz; integrante da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz.

Published

2022-12-20