Prêmio Ibermuseus de Educação

10 anos promovendo a apropriação do patrimônio e a inclusão no território ibero-americano

Authors

  • Mônica Barcelos Programa Ibermuseus
  • Mariana Soares Programa Ibermuseus

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.54.15

Keywords:

Museus, Educação, Ibermuseus

Abstract

Discorre sobre a importância das instituições e práticas museais para a dimensão cidadã e simbólica da cultura, assim como seu impacto no direito à memória, liberdade de expressão de identidades e equidade de gênero. Explicita a atuação do Programa Ibermuseus no fortalecimento do papel social dos museus considerando como base os marcos conceituais, históricos e princípios da cooperação internacional. Analisa a contribuição do Prêmio Ibermuseus de Educação nos últimos 10 anos para o fortalecimento e expansão da atuação educativa dos museus no campo social, da memória e inclusão no território Ibero-americano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Barcelos, Programa Ibermuseus

Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Internacional pela Universidade de Barcelona (2017-2018), Mestra em Gestão Cultural pela Universidade Carlos III de Madrid (2006-2008), Especialista em Ecoturismo pela Universidade de Brasília (2003-2004). É professora convidada da Pós-Graduação em Gestão Cultural e Cooperação Internacional da Universidade de Barcelona (curso 2020-2021). Há 15 anos atua no campo da cultura, dos museus e da cooperação internacional desenvolvendo projetos em países da América Latina, na Espanha e em Portugal. Desde 2014 coordena o Programa Ibermuseus.

Mariana Soares, Programa Ibermuseus

Mestra em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (2018-2020), especialista em Cultura e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (2017), Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Internacional pela Universidade de Barcelona (2010), Mestra em Cultura Histórica e Comunicação pela Universidade de Barcelona (2007-2009), especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade de Londrina (2005) e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Londrina (2001-2004). Desde 2019 é gestora de projetos no Programa Ibermuseus.

Published

2021-06-16