As empreiteiras e a rodovia Transamazônica

Interesses econômicos e impactos sociais em um grande projeto da ditadura brasileira

Authors

  • Pedro Campos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.55.05

Keywords:

empreiteiras de obras públicas, Transamazônica, ditadura brasileira

Abstract

O presente artigo pretende problematizar o papel dos interesses empresariais das empreiteiras brasileiras de obras públicas na concepção e realização da obra da rodovia Transamazônica durante o período da ditadura. As construtoras nacionais cresceram significativamente antes e durante o regime sob forte proteção estatal, desenvolvendo uma especialização na realização de obras de estradas de rodagem. A Transamazônica representou uma grande oportunidade de ganhos para esses e outros grupos econômicos, apesar dos intensos impactos gerados para os trabalhadores, o meio ambiente e os povos indígenas locais. Depois desse projeto, as empresas brasileiras de engenharia se capacitaram para realizar empreendimentos similares no exterior. Para proceder a análise, utilizamos fontes produzidas por empresários e imprensa técnica que cobria o setor da indústria da construção pesada no período.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Campos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em História pela UFF e professor do Departamento de História da UFRRJ.

 

Published

2021-12-03