O que aprendemos com as meninas bonitas?
Análise de dados de uma pesquisa sobre racismo, gênero e literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.22562/2020.53.06Keywords:
Racismo , Gênero, Literatura infantil afro-brasileiraAbstract
Este artigo apresenta a análise dos dados colhidos pela pesquisa intitulada Meninas bonitas – um estudo sobre empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da literatura infantil, cujo objetivo foi estudar de que forma a escrita para crianças pode colaborar na construção de uma identidade mais positiva para as meninas negras, duplamente discriminadas pela cor e pelo gênero. A pesquisa-ação foi definida como metodologia e teve como referencial teórico os Estudos Decoloniais. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de leitura - onde os livros selecionados para compor as mesmas contam histórias que valorizam a condição e/ou a cultura negra - e foi realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro com alunas do quinto ano do primeiro segmento do ensino fundamental.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Cadernos do Ceom
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.