Cenas fatídicas
experiências suicidas dos escravizados no Maranhão (1834-1888)
DOI:
https://doi.org/10.22562/2020.53.02Keywords:
Suicídio, Escravidão, MaranhãoAbstract
O suicídio foi comportamento recorrente entre os escravizados. As relações de forças cotidianas, os conflitos internos gerados pelo sistema escravista, contribuíram para isso. Nesse sentido, o presente estudo apresenta os resultados finais da pesquisa desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Federal do Maranhão, acerca da análise das experiências dos suicídios ocorridos na província. Foi realizado uma extensa pesquisa documental em vários setores de arquivamentos de documentos. Através dos suicídios é possível analisar as relações cotidianas, os perfis sociais, as subjetividades escravas e as afetividades. Esse estudo permite observar outras formas de relações sociais desenvolvidas pelos escravizados, possibilitando novas formas de análises e fugindo da dicotomia escravo-senhor.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Cadernos do Ceom
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.