Práticas de “racialização” observadas em narrativas de camponeses que se deslocaram na década de 1950 a cidade de Sobral/Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22562/2018.49.09Abstract
Neste artigo, analiso práticas de “racialização” observadas em narrativas de migrantes que entrevistei para a pesquisa de doutorado, quando investiguei o movimento migratório realizado por camponeses moradores da região “Sertão Centro Norte Cearense” que, em grande medida, teve como destino a cidade de Sobral, também situada nessa região. As fontes que trouxe para este artigo foram narrativas orais; relatórios demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma bibliografia interdisciplinar que ajudaram a compreender como os entrevistados colocaram em prática seu aprendizado geracional para justificarem suas escolhas na convivência social nessa cidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.