Modelos agropecuários no oeste catarinense: dos povos tradicionais aos integrados das agroindústrias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22562/2018.48.06

Keywords:

Assédio moral, Ambiente Organizacional, Relações de trabalho.

Abstract

No referido estudo o objetivo central, será discorrer sobre o “desenvolvimento” do modelo de produção agropecuária da região Oeste do Estado de Santa Catarina. Sob efeito disto, torna-se necessário lançar a pesquisa, a qual foi realizada bibliograficamente, em direção ao povoamento ocorrido na região supracitada. Vão ser dados três enfoques ao povoamento e sua relação com os distintos modos de produção agropecuária. O primeiro enfoque será direcionado sobre os nativos desta terra, os quais já a povoavam muito antes da vinda dos europeus, e em seguida os caboclos, que eram de origem luso-brasileira. Por último a vinda dos descendentes de europeus com as suas técnicas de cultivo e formas de organização, assim como, a influência das empresas colonizadoras na divisão das terras. Outros dois pontos importantes são: o “desenvolvimento” do modelo agropecuário em nossa região sob a influência dos interesses do mercado neoliberal representado pela agroindústria, e as alternativas para a construção de um novo modelo agropecuário. Conclui-se que é possível estabelecer um novo modelo de produção na região de estudo, tendo em vista a diversidade de experiências que já fazem parte do histórico da economia solidária e da agroecologia no Oeste Catarinense.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Scheren da Cruz, UFFS

Mestrando no PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Licenciado em Ciências Sociais – UFFS.

Sacha Arielle Branco, Unochapecó

Graduanda em Ciências Biológicas na Unochapecó, atua como estagiária no Herbário da Unochapecó.

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Unochapecó. Pós-doutorando em educação (Uninove). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE).

Published

2018-06-04