O Banco de Dados Mundial Sobre Fortificações: possibilidades de educação patrimonial a partir de um acervo digital
Keywords:
Administração Pública, Cargo Comissionado, Perfil Profissional, Vínculo Funcional.Abstract
O presente artigo dialoga com as possibilidades do trabalho com fontes em Educação Patrimonial a partir do acervo digital do Banco de Dados Mundial Sobre Fortificações, ação desenvolvida pelo Projeto Fortalezas Multimídia, programa de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentamos o banco de dados e a sua relação com o processo de patrimonialização das fortalezas catarinenses; as potencialidades apresentadas na proposta do banco de dados de democratização do acesso à informação, atendimento a públicos diversos e a construção do conhecimento a partir do caráter colaborativo do site. Adotamos como referencial teórico as considerações sobre cultura, patrimônio e História de Walter Benjamin, a concepção de documento-monumento de Jacques Le Goff, e a relação entre memória e poder de Mario Chagas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.