Instrução pública no município de Alcântara – MA: um estudo dos mapas de matrícula e frequência entre 1825 a 1841
Abstract
Escritos sobre a História da Educação têm investido esforços na tentativa de compreender as fontes e construir uma historiografia que possibilite perceber o movimento da educação a partir de sujeitos que foram invisibilizados. Dessa forma, o presente artigo busca apresentar a partir dos Mapas de Matrículas e de Frequência a Instrução Pública entre 1825 a 1841 no município de Alcântara, Estado do Maranhão. As fontes aqui utilizadas têm o interesse de exumar acontecimentos, fatos, resquícios, ou mesmo, indícios dessa movimentação. Contou-se também com obras de estudiosos tais como: Faria Filho (2007), Cruz (2008) e Veiga (2008) na tentativa de realizar um diálogo teórico com as fontes. Para tanto, buscou-se no Acervo Documental do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) esses indícios que possibilitassem captar, até mesmo, os “silenciamentos das fontes” no que concerne à questão educacional, sobretudo, da população negra desse município.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-06-06
Issue
Section
Artigos
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.