Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista "Cadernos do CEOM" é uma publicação do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), em parceria com os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Tem como objetivo publicar trabalhos inéditos sob a forma de artigos e resenhas relacionados à História, Arqueologia, Antropologia, Sociologia, Museologia, Arquivologia e Educação. É uma publicação semestral voltada aos pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional.

Semestralmente são realizadas chamadas de artigos para dossiês temáticos. Além destes, são aceitos trabalhos em fluxo contínuo. Não há cobrança de nenhuma taxa para submissão ou publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos trabalhos submetidos seguirá os seguintes procedimentos:

Primeira etapa

Sob responsabilidade dos editores, os trabalhos são avaliados considerando o ineditismo, a inexistência de plágio, o enquadramento do trabalho ao escopo da revista, a relevância do tema, a distribuição regional e internacional, a formação dos autores e o atendimento às diretrizes para autores e condições de submissão da revista. Nesta etapa, os trabalhos podem ser rejeitados com base em qualquer um dos critérios citados anteriormente ou encaminhados para a próxima etapa de avaliação.

Segunda etapa

Os trabalhos aprovados na primeira etapa são encaminhados para avaliação mantendo sigilo na relação entre os autores e pareceristas. Os pareceristas são selecionados de acordo com a área do conhecimento e tema do trabalho. Nesta etapa, os artigos podem ser rejeitados, aprovados para publicação ou encaminhados aos autores para a realização de alterações com prazo estipulado. Neste último caso, os trabalhos que não forem encaminhados dentro do prazo, serão rejeitados.

 

A decisão a respeito da publicação dos trabalhos caberá aos editores, que também podem solicitar alterações aos autores.

Periodicidade

Periodicidade semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons: Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC).

Diadorim: Azul - permite o depósito da versão pós-print de um artigo. (http://diadorim.ibict.br/handle/1/2312)

 

Política antiplágio

É responsabilidade dos autores garantir a originalidade de seus trabalhos utilizando citações nos padrões da ABNT. A revista Cadernos do CEOM verifica os trabalhos submetidos fazendo uso da ferramenta Similarity Check. Em casos de verificação de plágio, os trabalhos serão rejeitados.

Histórico do periódico

Editada desde 1986, inicialmente era impressa anualmente e voltava-se à divulgação de pesquisas sobre a história e pré-história do Oeste de Santa Catarina, com um olhar sensível aos grupos marginalizados e às lutas sociais. A partir de 2000, tornou-se semestral e ampliou sua abrangência para trabalhos a nível nacional e internacional. Após a sua inclusão no Portal de Periódicos da Unochapecó, através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), em 2008, passou a buscar maior internacionalização e desde 2015, deixou de ser impressa, passando a ser publicada somente pelo SEER, com todo o seu conteúdo disponível.

Indexadores

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos
DIMENSIONS
DOAJ
Google Acadêmico
LATINDEX – Sistema Regional de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LIVRE – Revistas de livre acesso
Portal de periódicos CAPES
REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
SCILIT – Scientific Literature
SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras
WORLD WIDE SCIENCE – The Global Science Gateway
AmeliCA