Centros artísticos de cultura popular: o popular como consciência e renovação cultural
Resumo
O presenta artigo aborda o projeto Centro Artísticos de Cultura Popular, desenvolvido no município de Chapecó, Santa Catarina. Criado durante a administração da Frente Popular (1997-2004), tem em sua origem as concepções que orientavam os Centros Populares de Cultura CPC, construídos no Brasil dos anos 1950 a 1960, que concebiam a arte como espaços de engajamento político na construção da cultuar nacional-popular. Como uma política pública gerada na área da cultura , tem na Secretaria da Educação o suporte teórico para as atividades artísticas geradas como instrumento de conscientização. As informações analisadas advêm da pesquisa de documentos oficiais do acervo da Prefeitura Municipal de Chapecó e foram interpretadas através da técnica da Análise de Conteúdo. Na especificidade de um governo da "Frente Popular" a própria noção de 'popular' é instrumentalizada. Visando levar consciência às massas os CACP's se constitui como projeto central da cultura naquele período.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.