A presença da história da educação brasileira no Arquivo Histórico Ultramarino: o trabalho do projeto Resgate
Resumo
O Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (AHU) conserva os fundos documentais produzidos pelas instituições que ao longo dos séculos centralizaram e regularam a administração ultramarina. Relativamente à administração colonial portuguesa no Brasil, existe um acervo documental manuscrito, que faz parte principalmente dos fundos do Conselho Ultramarino e da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, onde subsistem fontes de informações importantes para a história da escola e construção da memória educativa brasileira. Desde que o Projeto Resgate “Barão do Rio Branco”, do Ministério da Cultura do Brasil, foi implantado nessa instituição, que esse patrimônio tem sido disponibilizado aos pesquisadores no Brasil. Procuraremos refletir sobre as potencialidades da sua utilização para a investigação em educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.