Arte e História: a pintura de Bruegel e o ensino de História

Autores

  • Érica Ramos Moimaz
  • Ana Heloísa Molina

Resumo

Este artigo resulta de estudos e leituras realizados no decorrer do ano 2000, para verificar se o uso do documento iconográfico como fonte documental, contribui para melhor compreensão histórica das sociedades. Possibilita, desta forma, conhecer a utilização da pintura como objeto portador de qualidades artísticas e fonte documental. Para realizar um estudo sobre arte e história, escolhemos o período renascentista, em particular o período renascentista flamengo, caracterizado pela pintura de gênero, em que os artistas procuravam pintar cenas inspiradas na vida cotidiana. Por isso, apresentamos no
decorrer do texto algumas questões sobre o contexto histórico cultural do período renascentista. Com o objetivo de refletir sobre o uso da pintura na sala de aula, escolhemos obras de Pieter Bruegel, pintor que viveu nas cidades flamengas durante o renascimento cultural europeu. Bruegel é considerado o maior dos mestres flamengos da pintura de gênero no século XVI, concentrando-se em cenas da vida camponesa, nas pequenas aldeias rurais do norte europeu. Também utilizamos estudos que auxiliem na compreensão dos elementos presentes nas obras de Bruegel. Desta forma, utilizamos análises realizadas por historiadores como Fernand Braudel e Peter Burke. Para analisar o uso da pintura no ensino de História, foram realizadas atividades com os alunos da 1ª série A do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Regina Tokano – Ensino Médio, município de Uraí – Paraná, no segundo semestre do ano 2000. Relatamos e analisamos no decorrer do artigo as atividades realizadas pelos alunos com cópias das obras de Pieter Bruegel.

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