Experiências de uma professorapesquisadora: história e memória na educação para o melhor conviver

Autores

  • Márcia Regina Poli Bichara

Resumo

Neste trabalho, investigo as possibilidades educacionais do conceito de memória na relação com o conceito de história, com a intenção de buscar “novas” alternativas de ação docente junto aos alunos. Como professora de história do Ensino Fundamental em uma escola particular da cidade de Campinas, trago como preocupação específica a questão da discriminação e do preconceito na relação com a escola e a educação. Como fundamentos teórico-metodológicos, utilizo os conceitos de modernidade e de rememoração a partir do diálogo com Walter Benjamin. No que diz respeito ao conceito de história, dialogo com o historiador E. P. Thompson. Quanto à educação, o interlocutor fundamental é Vigotski. Estabeleço diálogo com autores que se debruçaram sobre o tema do preconceito e da discriminação a partir dos anos 80 do século XX. Analiso documentos produzidos por alunos do ensino fundamental durante os anos de 2002 e 2003, entre os quais destaco a produção de saberes históricos-escolares relativos à escravidão no Brasil Colônia e as rememorações produzidas por estes alunos, nas quais são enfocadas as percepções acerca das “diferenças” ao longo de suas vidas.

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