Experiências de uma professorapesquisadora: história e memória na educação para o melhor conviver
Resumo
Neste trabalho, investigo as possibilidades educacionais do conceito de memória na relação com o conceito de história, com a intenção de buscar “novas” alternativas de ação docente junto aos alunos. Como professora de história do Ensino Fundamental em uma escola particular da cidade de Campinas, trago como preocupação específica a questão da discriminação e do preconceito na relação com a escola e a educação. Como fundamentos teórico-metodológicos, utilizo os conceitos de modernidade e de rememoração a partir do diálogo com Walter Benjamin. No que diz respeito ao conceito de história, dialogo com o historiador E. P. Thompson. Quanto à educação, o interlocutor fundamental é Vigotski. Estabeleço diálogo com autores que se debruçaram sobre o tema do preconceito e da discriminação a partir dos anos 80 do século XX. Analiso documentos produzidos por alunos do ensino fundamental durante os anos de 2002 e 2003, entre os quais destaco a produção de saberes históricos-escolares relativos à escravidão no Brasil Colônia e as rememorações produzidas por estes alunos, nas quais são enfocadas as percepções acerca das “diferenças” ao longo de suas vidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.