Os sentidos de existência humana: Identidade e Reconhecimento
Palavras-chave:
Cultura organizacional. Literatura nacional. Redes de relacionamentoResumo
Este artigo tem por objetivo discorrer a respeito das concepções de Identidade-Reconhecimento, fundamentado em teorias e estudos das ciências humanas e sociais que tratam da existência e combinações entre os sentidos do sujeito singular (psicológico) e os significados do sujeito coletivo (sociológico). Com o aporte de autores da sociologia, psicologia e antropologia social, traz em suas análises o universo teórico explicativo sobre a vida social gerada nos processos interacionais, referenciais que fundamentam a construção identitária no fluxo das relações do cotidiano social. O conjunto de ideias defendidas nesta discussão teórica trata, em síntese, da dialética eu-nós movida pelas interações humanas e sua rede de significados vividos na experimentação entre a identidade pessoal e a identidade social, misturados e organizados num processo contínuo da construção “quem sou eu”. Ao final, se constroem reflexões sobre a configuração dos processos identificatórios e dos sentidos de existência humana, uma totalidade de experiências, de escolhas, de contradições feitas a partir do cotidiano, em diferentes espaços de expressão de vida social do homem contemporâneo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.