A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

aproximações com a Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8263

Palabras clave:

Educação inclusiva, Educação infantil, Desenho Universal para Aprendizagem, Práticas de ensino

Resumen

O processo de construção da escola inclusiva ainda enfrenta desafios importantes em todo o mundo. Assim, os/as profissionais da educação têm procurado suportes para a efetivação das práticas de ensino inclusivas nos diferentes níveis de ensino. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa que aproximou a educação inclusiva e o desenho universal para aprendizagem (DUA), tendo em vista a garantia dos direitos educacionais no campo da Educação Infantil. Os resultados apontaram, de fato, para a relevância do DUA como uma abordagem curricular inclusiva, todavia, indicaram também a carência de pesquisas sobre esse tema vinculado à educação infantil. Em suma, há uma predominância de investigações que envolvem pesquisa aplicada e formativa junto aos professores da educação básica em geral.

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Biografía del autor/a

Taiane Marques dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade do Grande ABC (2011). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC (2008). Atualmente é Professor de Educação Infantil - nível I da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professora de Educação Infantil e Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS (mestrado e doutorado).
Líder do grupo de pesquisa ACESSI.

Publicado

2025-07-25

Cómo citar

MARQUES DOS SANTOS, T.; COSTA-RENDERS, E. C. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: aproximações com a Educação Infantil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8263, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8263. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8263. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua