INCLUSÃO DE ESTUDANTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8260

Palavras-chave:

Educação Física, Práticas corporais, Inclusão, Atividade docente, Pandemia da Covid-19

Resumo

O mundo vivenciou entre os anos de 2020 E 2023 uma pandemia que exigiu, além do isolamento social, a reorganização das atividades profissionais de Educação Física Escolar e, com o retorno das aulas presencias, os docentes tiveram que reinventar sua prática, visto que a educação mudou nos últimos anos. Este trabalho objetiva discutir as significações de professores de Educação Física acerca do processo de inclusão de estudantes dos anos finais do ensino fundamental nas práticas corporais da Educação Física Escolar no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da Covid-19. O estudo fundamenta-se na Psicologia Sócio-Histórica, o lócus da pesquisa se encontra em uma escola no município de Icó, Ceará, Brasil. As categorias definidas a priori para o estudo são: Historicidade, Totalidade, Mediação, Sentidos e Significados, e Atividade, e para sua análise foram utilizados os Núcleos de Significação. Os resultados apontam como limites para a inclusão de alunos nas práticas corporais a diversidade da realidade escolar , a falta de recursos didáticos, dificuldades para trabalhar com pessoas com deficiência, a inclusão de gênero e a falta de interesse dos estudantes. Como possibilidades para o enfrentamento desses limites, são mencionados o potencial da Educação Física Escolar como componente curricular , a mediação do professor , o que envolve, as relações afetivas e o apoio incondicional de toda a escola e dos órgãos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Batista Marques , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduada em Pedagogia, habilitação em supervisão escolar pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professora Adjunta IV na Faculdade de Educação da UERN, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Subjetividade.

Airton de Lima Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestrando em Educação - POSEDUC pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Possui Licenciatura em Educação Física Pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UNIVS. Membro do grupo de estudo em Educação e Subjetividade - GEPES; Membro do Projeto de Pesquisa, Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola (Edital: CAPES-EPIDEMIAS - programa estratégico emergencial de prevenção e combate à surtos, endemias, epidemias e pandemias).

Cristiane de Sousa Moura Teixeira , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí . Atualmente é professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e na coordenação do Curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança pelo CEAD/UFPI.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

BATISTA MARQUES , A.; OLIVEIRA, A. de L.; TEIXEIRA , C. de S. M. INCLUSÃO DE ESTUDANTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PÓS-PANDEMIA DA COVID-19 . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8260, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8260. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8260. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação