INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONSELHOS DE CLASSE ESCOLARES
uma revisão do Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8109Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Conselho de Classe, Inovação EducacionalResumo
Este artigo apresenta um estudo de revisão do tipo Estado da Arte, com o objetivo de compreender o uso de tecnologias digitais para a realização de Conselhos de Classe Escolares. A pesquisa se baseia na análise de produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2013 e 2023. O estudo investigou a integração de tecnologias digitais em Conselhos de Classe, visando identificar padrões, lacunas e novas perspectivas para aprimorar as práticas educacionais. A metodologia adotada inclui a análise de conteúdo, seguindo a técnica categorial de Laurence Bardin (2016). Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais pode mitigar barreiras à participação estudantil, promover a colaboração entre membros do conselho e introduzir práticas inovadoras. Além disso, destaca-se a escassez de produções acadêmicas sobre o tema, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Este estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias que promovam uma integração mais eficiente e qualitativa da tecnologia no ambiente escolar, beneficiando professores, gestores e acadêmicos na condução de futuras pesquisas e práticas educacionais.
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