INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONSELHOS DE CLASSE ESCOLARES

uma revisão do Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8109

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Conselho de Classe, Inovação Educacional

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de revisão do tipo Estado da Arte, com o objetivo de compreender o uso de tecnologias digitais para a realização de Conselhos de Classe Escolares. A pesquisa se baseia na análise de produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2013 e 2023. O estudo investigou a integração de tecnologias digitais em Conselhos de Classe, visando identificar padrões, lacunas e novas perspectivas para aprimorar as práticas educacionais. A metodologia adotada inclui a análise de conteúdo, seguindo a técnica categorial de Laurence Bardin (2016). Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais pode mitigar barreiras à participação estudantil, promover a colaboração entre membros do conselho e introduzir práticas inovadoras. Além disso, destaca-se a escassez de produções acadêmicas sobre o tema, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Este estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias que promovam uma integração mais eficiente e qualitativa da tecnologia no ambiente escolar, beneficiando professores, gestores e acadêmicos na condução de futuras pesquisas e práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfeu José Feldmann, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação pela UNOESC. Possui especializações lato sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela UNOESC e em Ação Interdisciplinar com ênfase em Filosofia pelas Faculdades de Itapiranga, estando em fase de conclusão de especialização em Mídias Aplicadas na Educação pelo IFSC.

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2021). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, 2016), licenciada em pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran, 2011), licenciada em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi, 2021). Acadêmica do curso de Serviço Social pela UniBF. Especialista em Mediação e Conflitos, Educação Básica, Libras, Gestão escolar, Gestão de recursos humanos, Docência na Educação à Distância e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenadora dos cursos da área da Educação da Unoesc/Chapecó, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino. Temas de investigação: Processos de alfabetização nos anos iniciais, Formação de alfabetizadores(as), Práticas de alfabetização nos anos iniciais, políticas de alfabetização e história da alfabetização. Perita Grafotécnica cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Educação Especial.

Downloads

Publicado

2025-04-12 — Atualizado em 2025-12-02

Como Citar

FELDMANN, A. J.; MORO CAMPOS DE OLIVEIRA, M. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONSELHOS DE CLASSE ESCOLARES: uma revisão do Estado da Arte . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8109. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8109. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua