CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7027

Resumo

O ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Biografia do Autor

Aline Juliana Oja Persicheto, Secretaria Municipal de Educação de Piratininga

Doutora em Educação para a Ciência (Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência - UNESP, Bauru, 2016), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, 2011) e graduada em Pedagogia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008). Atualmente realiza o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Unesp de Araraquara. Atuou como Tutora Virtual do curso de Pedagogia a distância da UAB-UFSCar de 2011 a 2016 e especializou-se na docência on-line a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação a Distância oferecido pela UFSCar (2015-2016). Tem experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) desde 2006, atuando também na Coordenação Pedagógica (2013-2014) neste nível de ensino. Trabalha como Professora da Educação Básica (Anos Iniciais) e atua como docente no curso de Pedagogia de uma instituição privada. Desenvolve seus estudos e pesquisas nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores, Alfabetização, Práticas Pedagógicas, Infância e Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

OJA PERSICHETO, A. J. CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7027. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027. Acesso em: 16 abr. 2024.

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