PROFISSIONAIS DE APOIO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA SALA REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7026

Resumo

A educação especial e inclusiva vem sendo discutida no Brasil e no mundo há muitos anos. Foram criados diversos documentos a fim de promover a inclusão aos alunos público-alvo da educação especial. Atualmente, com base em leis, declarações e diretrizes, os estudantes que não realizam as atividades de alimentação, higiene e locomoção de forma independente possuem o direito de ter um profissional de apoio para auxiliá-los. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de professoras da sala regular sobre o trabalho dos profissionais de apoio. Assim, ocorreu a análise de dados de entrevistas, realizadas de forma online e individual, com seis professoras que trabalham e/ou já trabalharam com profissionais de apoio a partir do ano de 2019 até o momento da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório cujos dados obtidos foram transcritos e analisados com base na metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e Franco (2008). Os resultados mostraram que, independentemente do tempo em que as professoras estão atuando na educação, a concepção referente ao trabalho dos profissionais de apoio foi semelhante, compreendendo que os profissionais de apoio, além de realizarem atividades de vida diária, também auxiliam em questões pedagógicas dos alunos público-alvo da educação especial.

Biografia do Autor

Carolina Batista Estabile , Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Participante do GETRAFOR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Formação Docente). E-mail: psicarolestabile@gmail.com

Alciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da UNIVILLE na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente. Coordenadora do GETRAFOR: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente. E-mail: aliciene_machado@hotmail.com

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

BATISTA ESTABILE, C.; FUSCA MACHADO CORDEIRO, A. . PROFISSIONAIS DE APOIO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA SALA REGULAR. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–23, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7026. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7026. Acesso em: 23 abr. 2024.

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