PROFISSIONAIS DE APOIO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA SALA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7026Resumo
A educação especial e inclusiva vem sendo discutida no Brasil e no mundo há muitos anos. Foram criados diversos documentos a fim de promover a inclusão aos alunos público-alvo da educação especial. Atualmente, com base em leis, declarações e diretrizes, os estudantes que não realizam as atividades de alimentação, higiene e locomoção de forma independente possuem o direito de ter um profissional de apoio para auxiliá-los. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de professoras da sala regular sobre o trabalho dos profissionais de apoio. Assim, ocorreu a análise de dados de entrevistas, realizadas de forma online e individual, com seis professoras que trabalham e/ou já trabalharam com profissionais de apoio a partir do ano de 2019 até o momento da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório cujos dados obtidos foram transcritos e analisados com base na metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e Franco (2008). Os resultados mostraram que, independentemente do tempo em que as professoras estão atuando na educação, a concepção referente ao trabalho dos profissionais de apoio foi semelhante, compreendendo que os profissionais de apoio, além de realizarem atividades de vida diária, também auxiliam em questões pedagógicas dos alunos público-alvo da educação especial.
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