EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DA ‘TERRA INDÍGENA ARARA DA VOLTA GRANDE DO XINGU’

Autores

  • Darlete Menezes da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Josiney da Silva Trindade Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luiz Carlos Souza Bezerra Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6954

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Pandemia da COVID-19. Ensino Remoto Emergencial. Aprendizagem.

Resumo

Neste estudo, tivemos como objetivo analisar as percepções de uma professora, que atua na Educação Escolar Indígena (EEI), sobre o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE) implementado durante a pandemia da COVID-19. Como procedimentos metodológicos para a realização deste estudo de abordagem qualitativa, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora que atua nas escolas da Terra Indígena Arara da Volta Grande do Xingu, escola essa que faz parte do Sistema de Ensino Municipal (SEM) de Senador José Porfírio - Pará. Os resultados demonstram que a EEI durante o Ensino Remoto Emergencial, em particular no município estudado, está ocorrendo de maneira delicada e frágil, principalmente pela falta de energia elétrica, computadores e internet nas comunidades indígenas, o que impede uma comunicação e interação satisfatória entre estudantes e professores (as), sendo necessário recorrer ao uso de apostilas com atividades impressas, como metodologia de ensino. Esse processo, apesar não ter acarretado evasão escolar, está implicando diretamente em prejuízos na qualidade da aprendizagem dos (as) estudantes.

Biografia do Autor

Darlete Menezes da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira.

Josiney da Silva Trindade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Educação e Cultura - Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA); licenciado em Pedagogia - Universidade Federal do Pará (UFPA); membro do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (GEABI).

Luiz Carlos Souza Bezerra, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Fonoaudiólogo, formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA/Altamira); e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2016).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

MENEZES DA COSTA, D. .; DA SILVA TRINDADE, J.; SOUZA BEZERRA, L. C. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DA ‘TERRA INDÍGENA ARARA DA VOLTA GRANDE DO XINGU’ . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6954. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6954. Acesso em: 25 abr. 2024.

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