RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

o entendimento de professores de Ciências e Matemática em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6835

Palavras-chave:

Concepção de problema, Formação de professores, Práticas educativas, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este estudo tem como intuito analisar o entendimento de problema, apresentado por um grupo de doutorandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e as perspectivas que manifestam com relação às práticas de resolução de problemas por eles desenvolvidas em contextos de ensino e, por vezes, em outros contextos profissionais. Para tanto é apresentada uma revisão da literatura frente a diferentes concepções de problemas e são analisados os entendimentos de 12 estudantes, em uma disciplina de Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, ministrada em um curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Obtidos a partir de um estudo de natureza qualitativa, os resultados revelam a importância de se conhecer e discutir os conhecimentos prévios dos professores em formação (inicial e continuada) sobre o entendimento de problema, uma vez que estes determinam diferentes objetivos e abordagens para a resolução de problemas no ensino de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Pós-doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o Computador à Resolução de Problemas: Análise de uma Experiência. 2005. 370f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jun. 2014.

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio (org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 40-63.

BERTOTTI JUNIOR, Vilmar Ibanor; POSSAMAI, Janaína Poffo. Resolução de Problemas no Ensino Superior – uma análise na visão dos acadêmicos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 10, n. 21, p. 184-208, 25 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.184-208.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Acesso em: 30 mai. 2021.

CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o Ensino com Resolução de Problemas é Importante para a Aprendizagem do Aluno? Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 147-162, jan./jun. 2012. Tradução: BASTOS, Antonio Sergio Abrahão Monteiro; ALLEVATO, Norma Suely Gomes.

CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 87-101, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n1/v6n1a08.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.

COSTA, Manoel dos Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Revista Educação em Questão, Natal, v. 49, n. 35, p. 127-152, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907. Acesso em: 05 jun. 2021.

DINIZ, Maria Ignez. Resolução de Problemas e Comunicação. In: SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 88-97.

ECHEVERRÍA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio (org.). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-43.

JONASSEN, David. Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. New York: Routledge, 2011. p. 1-24.

LESTER, Frank. Mathematical Problem Solving Project Technical Report I: Documents Related to a Problem-Solving Model. Part B: Mathematical Problem Solving in the Elementary School-Some Educational and Psychological Considerations. Final Report. Bloomington: Indiana University, 1977. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED168834.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

LESTER, Frank. Research on mathematical problem solving. In: SHUMWAY, Richard (org.). Research in mathematics education. Reston: NCTM, 1980.

LILJEDAHL, Peter; CAI, Jinfa. Empirical research on problem solving and problem posing: a look at the state of the art. ZDM Mathematics Education, v. 53, p. 723–735, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-021-01291-w. Acesso em: 01 jun. 2021.

MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais. Revista Pedagógica, v. 3, n. 7, p. 191-206, jul. /dez. 2001. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3900

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. p. 199-218.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, jan./jun. 2013.

POLYA, George. Mathematical Discovery: on Understanding, Learning and Teaching Problem Solving. (Combined ed.). New York: John Wiley & Sons, 1981.

POLYA, George. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.

SCHROEDER, Thomas; LESTER, Frank. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, Paul.; SHULTE, Albert. (Ed.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.

SMOLE, Katia Stocco. Textos em matemática: por que não? In: SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.

THOUIN, Marcel. Resolução de Problemas Científicos e Tecnológicos – nos Ensinos Pré-escolar e Básico 1º. Ciclo. 6. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. 532 p.

VAN DE WALLE, John. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de professores e Aplicações em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 584 p.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

POFFO POSSAMAI, J.; ALLEVATO, N. S. G. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: o entendimento de professores de Ciências e Matemática em formação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6835. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6835. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua