TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD

empregabilidade e atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6697

Palavras-chave:

Taxa de desemprego dos egressos, Empregabilidade, Destino profissional, Mercado de trabalho, Curso de Pedagogia

Resumo

Este artigo investiga as trajetórias profissionais de egressos de cursos de Pedagogia das modalidades presencial, semipresencial e a distância de Belo Horizonte. Objetivou-se analisar a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogas e pedagogos, com fundamentação teórica no modelo de busca do emprego, segundo o qual, a procura profissional é complexa e afetada por muitos fatores, dentre eles aqueles ligados às características pessoais dos que querem se inserir no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado survey por meio de questionário autoaplicado, respondido por uma amostra de 186 participantes. Os dados foram tabulados e submetidos à tratamento estatístico descritivo. Como principais resultados, foi possível identificar considerável discrepância entre a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogos e pedagogas quando analisada a modalidade cursada, não sendo encontradas diferenças significativas entre a empregabilidade e o destino ocupacional de egressos de cursos de Pedagogia presenciais, semipresenciais e a distância quando controlados por sexo, idade ou autodeclaração de cor.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva; Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Docente em cursos de formação de professores do Centro Universitário Newton Paiva e da Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité. Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas Educacionais (PASE/UFMG). E-mail: danielsantosbraga@gmail.com

Márcia Helena Inácio, Centro Universitário Newton Paiva

Bacharel em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: marcinhahelenai@gmail.com

Nivalda Chaves dos Santos Salomé, Centro Universitário Newton Paiva

Bacharel em Administração - Universidade Santo Amaro. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: nivaldachaves8@gmail.com

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Núcleo de Estudos sobre Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT/FaE/UEMG). E-mail: atolomellibrescia@gmail.com

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

SANTOS BRAGA, D.; HELENA INÁCIO, M.; CHAVES DOS SANTOS SALOMÉ, N.; TOLOMELLI BRESCIA, A. TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD: empregabilidade e atuação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6697. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6697. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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