INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6296

Palavras-chave:

Indivíduo. Educação. Emancipação Humana.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento do indivíduo e do complexo da educação como perspectiva da formação humana. A pesquisa utiliza a metodologia que se adequa à natureza teórico-bibliográfica sobre o desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o complexo da educação, a partir de uma investigação crítica com base nas contribuições da ontologia do ser social e da psicologia histórico-cultural. Por situar-se em uma investigação crítica, busca apreender a natureza própria, as contradições, as possibilidades e os limites do processo social de formação humana. O artigo está dividido em três partes: na primeira, tratamos sobre o que é o indivíduo como ser social e cultural; na segunda, analisamos a formação do indivíduo na sociedade do capital; e, por fim, abordamos o processo de educação na perspectiva da emancipação humana. Conclui-se que somente a partir de uma compreensão histórica dos processos de formação do indivíduo e da análise do complexo educativo, pelo qual se efetiva esse processo de formação é possível uma contribuição na busca da emancipação humana.

Biografia do Autor

Marismênia Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) E-mail: marismenia.santos@aluno.uece.br.

Maria Núbia de Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo mesmo Programa, Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação (CED-UECE). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia do município de Caucaia-Ceará. E-mail: nubia.araujo@aluno.uece.br.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho NUSOL/UECE. E-mail: depaularuth@gmail.com.

Ciro Mesquita de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.  Atualmente é Professor da rede particular de ensino superior e da rede municipal de Fortaleza-CE, Formador de professores do ensino fundamental anos iniciais. E-mail: ciro.mesquita16@gmail.com

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

NOGUEIRA DOS SANTOS, M.; DE ARAÚJO, M. N.; DE PAULA GONÇALVES, R. M. .; MESQUITA DE OLIVEIRA, C. INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–20, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6296. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296. Acesso em: 18 abr. 2024.

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