EDUCAÇÃO DE SURDOS: Aspectos a se considerar segundo percepção dos alunos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre inserção em espaço acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5571

Palavras-chave:

Saúde ambiental, Dissertações acadêmicas, Meio Ambiente, Educação

Resumo

O cenário da inclusão dos alunos surdos no ensino médio e superior ainda se encontra em construção e demanda avaliações constantes para adequação do atendimento acadêmico deste público. Este trabalho apresentou como objetivo uma investigação e análise da percepção dos alunos com deficiência sobre o atendimento recebido em um Instituto Federal da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O público alvo escolhido foi os alunos surdos de um Instituto Federal da Região Norte do país, que ainda está em fase de implantação, com cinco anos

de atividade, considerando nessa escolha que a deficiência surdez é aquela que se apresenta em maior proporção dentre os alunos com deficiência atendidos nesta Instituição. O trabalho utilizou uma abordagem quali-quantitativa e empregou questionários e entrevistas. Os resultados indicaram que apesar de satisfeitos com o atendimento recebido, os alunos percebem a existência de diversos problemas e preocupações, principalmente em relação ao despreparo de professores para o atendimento a este público, o que aponta para a necessidade de que se realize formação acadêmica dos professores tanto em nível superior quanto em pós-graduação em relação a esse tema.

Biografia do Autor

Cesar Gomes de Freitas, Instituto Federal do Acre (IFAC).

Doutor em Ensino pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz. Docente do Instituto Federal do Acre (IFAC). E-mail: cesar.freitas@ifac.edu.br

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação. Docente Aposentada da Universidade Federal Fluminense. E-mail: cristinadelou@globo.com

Tatiane Militão de Sá, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutoranda em Ciências e Biotecnologia pela UFF. E-mail: tatimili2@yahoo.com.br

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutora em Química Biológica. Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: hcastrorangel@yahoo.com.br

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

FREITAS, C. G. de; DELOU, C. M. C.; SÁ, T. M. de; CASTRO, H. C. EDUCAÇÃO DE SURDOS: Aspectos a se considerar segundo percepção dos alunos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre inserção em espaço acadêmico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5571. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5571. Acesso em: 28 mar. 2024.

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