A fecundidade da ecologia cosmocena na perspectiva do currículo e da dignidade humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5141

Palavras-chave:

Planejamento Escolar. Prática Educativa. Trabalho Docente

Resumo

O estudo aqui apresentado propõe pensar o currículo e a dignidade humana com base nas teses apresentadas pela Ecologia Cosmocena, acenando para uma nova compreensão da relação humanidade-natureza, reconhecendo que a era Antropocena, em que se avalia os impactos das atividades humanas como sendo determinantes na alteração ecológica do Planeta, já não consegue responder as necessidades deste tempo de crise. A reflexão sobre um currículo pautado nestas teses sugere um convite hermenêutico de reposicionarmos ações e escolhas que possam estabelecer outras relações humanidade-natureza. Mobiliza a refletir sobre a necessidade de ressignificar o princípio da dignidade a partir de uma compreensão do mundo que se habita para que os sentidos da existência humana sejam renovados num olhar compassivo pelo outro. Sobretudo convida a superação das dicotomias, injustiças e barreiras desumanizantes que, cunhadas por um capitalismo sem limites aumenta incertezas, descrenças e desumanidades.

Biografia do Autor

Vilmar Pereira, FURG

Doutor em Educação; Pesquisador  do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Professor e pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) e Educação Ambiental (PPGEA/FURG) – Líder do Grupo de Estudos Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) da Universidade Federal do Rio Grande; Editor-chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) da FURG. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2.

Simone Grohs Freire, FURG

Doutora em Educação Ambiental; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) – Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental não-formal; Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Márcia Pereira da Silva, FURG

Mestre em Educação, Doutoranda em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental (PPGEA/FURG); Pedagoga e Parapsicologa Clínica

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

PEREIRA, V.; FREIRE, S. G.; DA SILVA, M. P. A fecundidade da ecologia cosmocena na perspectiva do currículo e da dignidade humana. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 462–480, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5141. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5141. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental na América Latina: pertencimento e reconhecimento