A colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica e a Educação Ambiental desde el Sur como possível caminho para a decolonialidade

Autores

  • Stephanie Di Chiara Salgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) http://orcid.org/0000-0002-4299-5507
  • Anne Kassiadou Menezes
  • Celso Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5025

Resumo

Esse artigo se inspira na ideia de que a América Latina é fundada num conflito ambiental, que remonta à ruptura das relações sociedade-natureza com vistas à instauração de um modelo extrativista e espoliativo nesses territórios. A “descoberta” inventa identidades racializadas – negros e índios – cujos modos de vida são encobertos. A colonialidade está presente e estrutura a crise ecológica atual. Através de uma prática educativa que busca (re)qualificar as relações com a natureza, ao desvelar os conflitos ambientais constitutivos deste território, vemos na Educação Ambiental (EA) crítica um caminho possível de reconexão frente à fratura exposta pela colonização, atuando como um dispositivo desencobridor e decolonial, disposto a contar “a história que a história não conta”, quando aliada aos saberes e às lutas históricas de povos espoliados. Para tanto, compartilhamos algumas elaborações teórico-práticas que reflexionam/constroem uma EA fincada na América Latina: uma EA desde el Sur.

Biografia do Autor

Stephanie Di Chiara Salgado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora de Química efetiva do IFRJ - Campus Pinheiral. Graduada em Licenciatura em Química pela UFF. Mestranda em Educação do programa de pós-graduação da UNIRIO. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) e do Coletivo [Re]Considere.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

SALGADO, S. D. C.; MENEZES, A. K.; SÁNCHEZ, C. A colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica e a Educação Ambiental desde el Sur como possível caminho para a decolonialidade. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 597–622, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5025. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5025. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental na América Latina: pertencimento e reconhecimento