Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4934

Palavras-chave:

Filosofia da educação. Educação Intercultural. América Latina.

Resumo

O texto é um ensaio sobre a influência de Paulo Freire no continente africano, especialmente em Moçambique. A análise é feita a partir da legislação educacional moçambicana em dois momentos, a partir da independência em 1975, e depois a partir da extinção da união soviética. A filosofia da educação de Paulo Freire permite compreender e dinamizar o sistema educacional de Moçambique, que assim, como o sistema educacional brasileiro necessita resistir às influências do capitalismo vigente que procura identificar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Ivan Luis Schwengber

>Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC (1999); Especialização e Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela Sociedade de Educação Continuada - EDUCON (2010); Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2016); Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO (2018); atualmente participa do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Cultura e Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Professor efetivo da Rede Publica de Santa Catarina desde 2002. Possui experiência na área da Educação, ensino de Filosofia, História; Gestão Escolar, Elaboração de Projetos Políticos e Pedagógicos; Pesquisa na área de Ecopedagogia, Educação Crítica, Pragmatismo deweynano, Ensino de Filosofia; com ênfase em Filosofia da Educação.

Augusto Kessai Agostinho Chicava, Universidade de São Tomás de Moçambique

Possui graduação em Filosofia e Ética pela Universidade São Tomás de Moçambique. Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Ética (2013). Mestre em Ciências de Educação pela Universidade São Tomás de Moçambique (2016). Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante no grupo de pesquisa Ensino e Conhecimento. Atualmente é Professor efetivo na Universidade São Tomás de Moçambique. Tem experiência na área de Filosofia, Ética e Educação, com ênfase em Epistemologia. E pesquisa na área de Epistemologia Piagetiano, Pedagogia Freireana e Pragmatismo Deweynano.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

SCHWENGBER, I. L.; CHICAVA, A. K. A. Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 447–461, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4934. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - recepção do pensamento de Paulo Freire fora do contexto brasileiro