Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas

Autores

  • Walmir Marcolino Gomes FURB - UNIVERSIDADE DE BLUMENAU
  • Antônio José Muller FURB - UNIVERSIDADE DE BLUMENAU

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4878

Resumo

Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.

Biografia do Autor

Walmir Marcolino Gomes, FURB - UNIVERSIDADE DE BLUMENAU

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE BLUMENAU - FURB. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EDUCOGITANS DA FURB (FILOSOFIA E EDUCAÇÃO). ESPECIALIZAÇÃO EM ÉTICA PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA - PUCPR. BACHAREL EM TEOLOGIA PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA - PUCPR. LICENCIADO EM FILOSOFIA PELA REDE CLARETIANO DE EDUCAÇÃO. 

Antônio José Muller, FURB - UNIVERSIDADE DE BLUMENAU

Doutor em Educação - Liderança e Administração Educacional - pela The University of Texas at El Paso (2004). Atualmente é professor titular da FURB (Universidade Regional de Blumenau) no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado em Educação) e Departamento de Educação Física e faz parte do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação - EDUCOGITANS da FURB. Trabalhou como docente da graduação presencial e coordenou os programas de pesquisa e extensão do núcleo de ensino a distância e foi coordenador do curso de educação física da Uniasselvi em Santa Catarina, professor de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação no Brasil, EUA e Arábia Saudita. Ex- Diretor Pedagógico do Colégio Energia Blumenau e Diretor de Instrução da Paso Del Norte Academy (Charter School) em El Paso-EUA. Especialista em Paulo Freire e com larga experiência na área de Educação e Esporte, com ênfase em Educação de Professores.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

GOMES, W. M.; MULLER, A. J. Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 395–412, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4878. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - recepção do pensamento de Paulo Freire fora do contexto brasileiro